WordPress (WP) é um aplicativo que consiste num sistema de gerenciamento de conteúdo para a web (CMS, sigla para a expressão em inglês Content Management System) escrito basicamente em linguagem de programação PHP, que utiliza banco de dados MySQL, CSS, HTML, entre outras linguagens. O sistema é voltado principalmente para a criação de páginas para a web.

O WP é considerado uma das ferramentas mais famosas para a publicação de conteúdo (textos e imagens) na internet, disputando diretamente com outros serviços e CMS, gratuitos ou pagos, existentes no segmento de tecnologia de informação.

O WordPress é uma plataforma semântica open-source (livre e aberto para a colaboração de qualquer programador) para publicação de conteúdo com foco na usabilidade, acessibilidade, responsividade e nos padrões web definidos pelo W3C. O WP é ao mesmo tempo um software livre e gratuito, sendo que muitos programadores, desenvolvedores e designers do mundo todo contribuem para a melhoria da ferramenta, o que torna o CMS poderoso, resultado de uma intensa colaboração.

Conhecido por sua facilidade de instalação e uso, o WP permite atualizações automáticas do software e de seu conteúdo através de um simples browser (navegador de internet) conectado na internet. Com apenas um login e senha, o usuário pode mudar totalmente o design de sua página web ou gerenciar de forma fácil o conteúdo a qualquer momento, sem a necessidade da instalação ou uso de qualquer outro programa (software) adicional.

O WordPress oferece um conjunto de funcionalidades para tornar a experiência de publicação fácil e agradável. Possui uma interface simples de ser usada, um sistema de temas que podem ser aplicados automaticamente, uma API para criação de plugins, uma vasta biblioteca de plugins que podem ser usados para as mais diversas finalidades, permite publicações por e-mail e segue o mais recentes padrões definidos para a web.

O uso do aplicativo também facilita muito a otimização do site (SEO) nos mecanismos de buscas, estando presente com frequência nos principais sites listados por estes mecanismos.

Grandes empresas no mundo utilizam o WordPress para gerenciar seus conteúdos na web, entre elas estão: CNN, Ebay, Yahoo, Ford, Wall Street Journal, Sony, New York Times, Firefox, Fickr, Samsung, GE, MTV, NASA, Pepsi, Xerox, Network Solutions, Spotify, Imasters, Digg, PlayStation, Petrobrás, Ministério da Cultura, Globo, só para citar alguns dos mais famosos.

Atualmente mais de 50 milhões de websites no mundo inteiro usam WordPress. O WordPress registra atualmente mais de 2,5 bilhões de visualizações de páginas por mês, que são consumidas por mais de 287 milhões de usuários mensais.

wordpress-logo-circle